sábado, 27 de Abril de 2024  11:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-06-2011

Abertura da Época Balnear: Câmara de Ílhavo não quer entrar no Ranking de Municípios com mais praias e Torreira é Praia de Ouro.


Apesar de ter perdido a Bandeira Azul, devido a questões processuais, a Torreira mantém-se como Praia de Ouro, na lista da Quercus, que ...

Apesar de ter perdido a Bandeira Azul, devido a questões processuais, a Torreira mantém-se como Praia de Ouro, na lista da Quercus, que distingue as zonas balneares com base em indicadores de qualidade, nos últimos cinco anos.

Barra, Costa Nova e São Jacinto mantêm o galardão. A praia do Labrego e a Vagueira perdem esta distinção.

Para as Praias da Murtosa, esta distinção da Quercus compensa o erro burocrático que retirou a “Bandeira Azul”. Uma falha burocrática na entrega de amostras de água balnear, dentro dos prazos legais, tirou este ano a bandeira azul da Torreira, mas a Quercus veio fazer justiça, voltando a atribuir à Praia de mar da Murtosa o estatuto de "Qualidade de Ouro", afastando eventuais dúvidas.

Os visitantes e banhistas podem ficar descansados, o que também agrada a quem depende do turismo, como é o caso Ana Paula, gerente da Residencial Albertina. "Acho que temos uma boa praia, em termos comparativos com outras, temos uma boa praia, é grande, com um areal grande, é limpa e existem praias com bandeira azul que não tem as condições da nossa", disse.

A praia de Ria do Monte Branco renovou, também, o galardão da Quercus para zonas balneares com qualidade de água boa e excelente.

Em relação a 2010, na zona de Aveiro, não aparecem na lista das praias com qualidade de ouro o Labrego e a Vagueira, esta último tem bandeira azul. São Jacinto, Barra e Costa Nova continuam a merecer a distinção mais elevada. A Norte, Ovar tem três praias na lista: Cortega, Furadouro e o Torrão do Lameiro, que é conhecida como praia do Marreta e uma alternativa mais procurada desde que o Furadouro perdeu areal.

A Quercus identificou este ano 286 praias com qualidade de ouro em Portugal, mais 17 que em 2010, a maioria no concelho de Albufeira, no Algarve. "Albufeira é o concelho com maior número de praias com qualidade da água de ouro (com 18 zonas balneares), seguido de Almada e Vila Nova de Gaia (15), Torres Vedras e Vila do Bispo(10)".

Em Ílhavo, Ribau Esteves manifesta satisfação pelas distinções que se repetem no concelho e lembra que tem duas praias de qualidade porque faz questão de não subdividir essas praias em parcelas mais pequenas e com diferentes nomes.

"Relembro que só temos duas praias porque queremos, existem municípios que nos mesmos quilómetros de praia que nós, tem muitas praias, há um muito conhecido que tem 14 praias", adiantando que em Ílhavo não interessa "dividir as praias e chamar-lhes, praia nova, velha, do norte, do sul, praia do não sei o quê, não fazemos isso porque a nossa lógica não é coleccionar bandeiras, interessa-nos é que as nossas duas praias, tenham bandeira azul e não nos interessa ir para o ranking, porque dividimos as duas praias numa série de praias", sublinhou.

Em muitos locais do país a época balnear arranca hoje.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®